04 maio, 2011

UOL Jogos tira principais dúvidas sobre o serviço PlayStation Plus

O que é o PlayStation Plus?

O PS Plus é um serviço pago da rede PlayStation Network, anunciado na E3 2010 e que entrou em operação no dia 28 de junho do mesmo ano. Além de todas as funções disponíveis para os demais usuários da PSN, os assinantes recebem jogos gratuitos, descontos na loja online, itens exclusivos e a opção de experimentar jogos completos para PlayStation 3.

Quanto custa e como é feita a assinatura da PS Plus?

O serviço pode ser adquirido em duas versões: assinatura para 12 meses, que custa US$ 49,99 e assinatura para 90 dias, que sai por US$ 17,99. A assinatura pode ser realizada pela loja online do PS3. Não é possível adquirir o serviço por meio do portátil PSP. O pagamento é feito de uma única vez, através de cartões de créditos aceitos pela PS Store ou com cartões pré-pagos da PSN. Vale lembrar que o serviço não está disponível oficialmente no Brasil.

Se o serviço não está disponível no país, como os usuários brasileiros terão acesso ao PS Plus?

O PS Plus, assim como outros serviços da PlayStation Network não estão disponíveis oficialmente no Brasil. Porém, é sabido que muitos usuários brasileiros criam contas na rede em outros países, apesar disso ir contra o Termo de Adesão da PSN. Esses usuários terão acesso à compensação divulgada pela Sony.

Vale lembrar que contas novas, criadas após o retorno da PSN, não terão acesso aos 30 dias de PS Plus nem aos outros benefícios anunciados.

Quais conteúdos gratuitos estão disponíveis para os assinantes?

Os assinantes têm acesso a jogos da PSN, Minis (games mais simples e sem Troféus, que rodam tanto no PS3 quanto no PSP) e jogos de PlayStation da linha PS One Classics. As ofertas mudam mensalmente e o usuário deve baixar os títulos que lhe interessarem durante o período em que estiver disponível para download, até uma nova seleção de títulos substítui-los.

Depois que fizer o download de um jogo no PS Plus, ele é meu para sempre?

Feito o download para o PlayStation 3, o game é seu enquanto você for membro do PlayStation Plus. Se ao término da assinatura você renovar o serviço, seus jogos serão reativados. Caso apague um dos jogos do disco rígido do console, mas decida baixá-lo novamente, pode fazer o download na área PlayStation Plus da PS Store se o jogo ainda estiver lá, ou buscar por ele no catálogo da loja online e baixar novamente sem custo adicional.
Assinantes PS Plus têm desconto em jogos da PS Store?

Os membros do PlayStation Plus também recebem descontos exclusivos em compras na PlayStation Store, além daqueles ofertados semanalmente na loja online. Os descontos exclusivos variam de 20% a 50%. Produtos adquiridos dessa forma pertencem ao jogador, mesmo após o término da assinatura.

Além de jogos, quais outros conteúdos estão disponíveis para o assinante PS Plus?

Os membros do PS PLus recebem temas dinâmicos para o console e avatares, muitos dos quais exclusivos para os assinantes. Após o download, esse conteúdo pertence ao jogador, independente da renovação da assinatura.

A inclusão dos assinantes em testes beta e demonstrações antecipadas dos jogos mais aguardados também fazem parte do pacote. Exemplos recentes são o beta de "SOCOM 4" e a demonstração jogável de "Mortal Kombat".

Como funciona o teste de jogo completo para PS3?

Todo mês o assinante pode baixar um game completo de PS3, em versão de experimentação com limite de tempo, normalmente de uma hora. Após o término da degustação, você pode comprar o game e continuar de onde parou, com seu progresso salvo até aquele momento.

Não é necessário fazer um novo download após a compra e Troféus ganhos durante o período de teste serão desbloqueados e aparecerão na sua lista de Troféus, se optar por comprar o game completo.

Há funções específicas do PS3 para os assinantes do PS Plus?

O assinante do PS Plus pode configurar seu PS3 para em determinado horário, realizar o download automático de atualizações para os seus jogos, bem como baixar vídeos e demonstrações selecionadas anteriormente. O download de atualizações de sistema também é realizado automaticamente. O console se desliga sozinho ao final da operação.

As atualizações de sistema ainda precisam ser instaladas pelo usuário, já a instalação dos demos e atualizações para jogos é automática. Ao ligar o console, você é informado do que foi baixado e atualizado.

Os assinantes também podem utilizar o sistema de "armazenamento na nuvem" para salvar o progresso em seus jogos, nos games que oferecem essa opção, como, por exemplo, "SOCOM 4".

Como funciona o "armazenamento na nuvem"?

Com o "armazenamento na nuvem", você pode gravar remotamente até 150 MB de dados ou 1000 arquivos, incluindo aqueles que possuem proteção contra cópia.

o progresso no jogo pode ser acessado a qualquer momento ao selecionar a opção de armazenamento no menu do PlayStation 3. Como os dados ficam atrelados à conta do jogador, é possível recorrer a tais arquivos de qualquer PlayStation 3, bastando utilizar o nome de usuário e senha da rede.

Qual conteúdo está disponível para o PSP?

O serviço PlayStation Plus só pode ser assinado através do PS3, mas parte de seu conteúdo, no caso os Minis e os jogos PS One Classics, pode ser jogado também no PSP. O assinante pode transferir os jogos do PS3 para o portátil ou fazer o download direto através da PSP Store.

Outros usuários do meu PlayStation 3 podem acessar o contéudo do PS Plus?

Para assinar o PlayStation Plus é preciso que o jogador seja o proprietário da principal conta da PSN no videogame, além de maior de 18 anos. Outros usuários do mesmo console também têm acesso aos jogos baixados através do serviço, enquanto durar a assinatura.

Nenhum comentário: